segunda-feira, 26 de março de 2012

Somos Torcedores Medievais em Arenas Modernas...

É notória a influência da mitologia grega em nossos dias de hoje, mesmo que você nunca tenha lido a "Ilíada" ou a "Odisséia" de Homero, acredite, somos torcedores medievais em arenas modernas. A começar por três palavras que nos regem no esporte e na vida. Ética, Política e Democracia... todas elas gregas. 

Escravizados pelos romanos, os gregos aprenderam o que significa lutar até a morte, e  séculos depois o poeta brasileiro Augusto dos Anjos, referiu em poema sobre este dilema da beleza da luta e da irracionalidade primitiva.

"Guerra é esforço, é inquietude, é ânsia, é transporte...
E a dramatização sangrenta e dura
Da avidez com que o Espírito procura
Ser perfeito, ser máximo, ser forte!

E a Subconsciência que se transfigura
Em volição conflagradora... É a coorte
Das raças todas, que se entrega à morte
Para a felicidade da Criatura!

E a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo
De subir, na ordem cósmica, descendo
À irracionalidade primitiva.

E a Natureza que, no seu arcano,
Precisa de encharcar-se em sangue humano
Para mostrar aos homens que está viva!


Penso se não estamos na verdade apenas modernizando os termos, onde o significado do esporte moderno é o subjugo do nosso opositor (rival?), o que estamos fazendo dentro e fora dos estádios? - E se estamos tão distantes da mítica Grécia, porque estamos tão perto de nos tornarmos  gladiadores?

Briga de torcedores. Ataques homofóbicos a jogadores desta ou daquela agremiação ou prática esportiva.  Racismo. Praticas anti desportivas como ataques a jogadores de times adversários e  ao patrimônio público. Depredação de ônibus e de caravanas de torcedores quando determinado time perde, esquecendo, estes torcedores, que terão que pagar tudo isso nos próximos impostos e tarifas...e tantas outras demonstrações de rivalidade e agressividade de mal gosto e desnecessária... Ética, política e democracia... Penso: seriamos nós as ruínas velhas desta luta de poder?

Quando Vespasiano, decidiu destruir o palácio de Nero e construir a primeira Arena, estava dando pão e circo para o povo. Na politica de entretenimento das massas que se segue até os dias de hoje, vamos vendo que o pão e o circo prevalecem mas os embates são outros.

Hoje somos os vilões de nós mesmos. Altas cifras agregadas as regras politicas e nem um pouco éticas, nos  divertem enquanto o esportista de renome ganha para ficar sentado no banco de reservas. No ranking das maiores torcidas do pais, te garanto que as 10 primeiras, todas já foram punidas com jogos sem torcida.

O Coliseu continua lá, em ruínas, mostrando a todos seu passado de sofrimento e de ilusão. Na mitologia, Zeus cumpriu sua promessa e destronou Cronos, retirando de seu estômago, seus irmãos devorados... E hoje? Quem melhor personifica Zeus na sua opinião? Qual torcida melhor mostra desportividade e fair-play antes, durante e depois dos jogos. Em qual agremiação vemos consagrada a ética, a política e a democracia como forma genuína de expressão no esporte? E quais valores hoje regem as torcidas?

Que Zeus nos proteja.
Deus Salve o América.

Cau Oliveira

torcida     Cau     ataque     tiro de meta     Cau Oliveira     Coelhão     Invíctos     zaga     América MG     Independência     meio de campo     Chuteiras     Salto Alto     Campeonato     Feminino     Estádio     equipe     Beleza     Gol     lance     espartanos     Goleada     Liderança     Jogadas     Futebol     defesa     primeiro lance     Arbitragem     goleiro     Meninas     penalidades     centenário     Coelho     vitórias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigada por visitar meu blog. Ele é um espaço seu também. Fico feliz por você deixar aqui sua opinião e sua sugestão.

Comente com os amigos sobre o blog. Vamos divulgar o América MG entre amigos e confrades.

Um abraço,

Cau Oliveira