terça-feira, 1 de maio de 2012

Para a eternidade


América comemora seu centenário em noite histórica no Palácio das Artes

 Por Assessoria AFC
Belo Horizonte


Para a eternidade

Em noite de gala, com a presença de mais de mil americanos, o clube comemorou seu aniversário de 100 anos nesta quarta-feira (30-04). A cerimônia no Palácio das Artes foi um acontecimento histórico para a sociedade mineira. Além do governador de Minas, Antonio Anastasia, do prefeito Márcio Lacerda estiveram presentes empresários, artistas, dirigentes, ex-atletas, torcedores e outros convidados. A diretoria do clube prestou homenagem aos integrantes do Conselho de Administração, ex-presidentes, ex-jogadores, parentes dos fundadores, instituições e autoridades. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, recebeu o título de sócio benemérito por sua contribuição na construção da nova Arena  Independência.

Antes da cerimônia, os presentes puderam visitar a exposição com alguns dos principais troféus conquistados pelo clube: do decacampeonato mineiro (1916 a 1925), da Série B (1997), da Série C (2009), da Copa Sul-Minas e do Brasileiro Sub-20. Outra atração foi a exposição de camisas históricas, organizada pelo historiador americano Marinho.

O presidente do Conselho de Administração, Afonso Celso Raso, abriu a cerimônia com um emocionado discurso: "Hoje é o ponto de encontro do passado, do presente e do futuro do América. Nesses cem anos tivemos contratempos, mas temos muito mais o que comemorar do que lamentar. Grandes figuras do passado, que fizeram o América, estão aqui presentes e essa festa está à altura do centenário", destacou.

A Diretoria lançou o Selo do Centenário, que será difundido em vários países, a Enciclopédia do América, de autoria de Carlos Paiva, e as duas Camisas do Centenário: uma verde e branca, e outra vermelha, com uma faixa branca horizontal na altura do peito. Como houve empate técnico na votação pelo Siite Oficial, a diretoria e  Finta, fornecedora de material esportivo do clube, resolveram adotar os dois modelos. E acertam em cheio, pois em menos de uma hora foram vendidas mais de 200 unidades. 

COELHO DE ESMERALDAS

Os homenageados receberam o Coelho de Esmeraldas e as autoridades uma réplica da maquete da Arena do Independência. 

CAMISAS DO CENTENÁRIO

A camisa verde e branca faz referência ao modelo de 1913, mas que ganhou força na década de 70, quando o time adotou o padrão como uniforma número dois. A camisa vermelha, que teve 51% na votação, foi criado em protesto contra o profissionalismo no início da década de 30. A camisa foi usada durante 10 anos e se tornou um símbolo de resistência americana.

Os jogadores Alessandro, Fábio Júnior, Matheus, China desfilaram com os uniformes sob muitos aplausos da plateia. Uma hora após o evento, cerca de 200 camisas foram vendidas em pouco mais de uma hora.

ENCICLOPÉDIA

Afonso Celso Raso destacou a importância da Enciclopédia do América como documento histórico. "Era um sonho antigo nosso, em que estamos resgatando a história que começa em 1912, o decacampeonato (1916-25), os fatos principais, as conquistas, e todos os jogadores que passaram pelo América. Esse é um trabalho espetacular do Carlos Paiva, inclusive com o melhor banco de dados dos clubes brasileiros".

CONFRATERNIZAÇÃO

A cerimônia foi encerrada pelo governador Anastasia, que enalteceu o momento mágico vivido pelo América: "vivemos uma semana americana", destacou, antes de decretar: "Entregamos ao torcedor mineiro, especialmente americano, o Independência, que é do América".

Após a emocionante cerimônia, os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

Fonte e Créditos: http://www.americamineiro.com.br/clube/noticias/99/para-a-eternidade.html


  Centenário do América     Chuteiras     Jair Bala     Cau Oliveira     Liderança     ataque     Invíctos     Tradicional     Salto Alto     torcida     meio de campo     Jogadas     penalidades     Gol     Brasil     fair play     Meninas     espartanos     primeiro lance     Deca Campeão     mulher no futebol     Minas Gerais     Arbitragem     lance     Beleza     Feminino     tiro de meta     ÁRBITRO     Independência     jogo     América Mineiro     equipe     espírito esportivo     defesa     vitórias     zaga     Deca Amigos     Cláudia Oliveira     Deus Salve o América     Estádio     chuteiras     Cau     Coelhão     América     Futebol     América MG     Cacau Oliveira     centenário     Futebol de Minas     Goleada     partida de futebol     Coelho     goleiro     futebol mineiro     Decaamigos     Campeonato  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigada por visitar meu blog. Ele é um espaço seu também. Fico feliz por você deixar aqui sua opinião e sua sugestão.

Comente com os amigos sobre o blog. Vamos divulgar o América MG entre amigos e confrades.

Um abraço,

Cau Oliveira