sábado, 28 de abril de 2012

Centenário do América Futebol Clube / MG - Recordista brasileiro de títulos estaduais consecutivos (1916/1925)

Selos Postais
Recordista brasileiro de títulos estaduais consecutivos
(1916/1925)
Série Clubes de Futebol – Rumo à Copa 2014O América Futebol Clube foi fundado por garotos da elite mineira, estudantes do Gymnasium Anglo Mineiro, que tinham entre 13 e 14 anos de idade, e disputavam jogos com meninos da mesma faixa etária. A fundação do clube se deu no dia 30 de abril de 1912, sendo que o nome e as cores foram escolhidos por sorteio, nos porões da casa de Adhemar Meira, secretário, escolhido pelo primeiro presidente, Afonso Silviano Brandão.
Em setembro de 1913, o clube Minas Gerais findou-se, e o prefeito de Belo Horizonte, que também era prefeito de honra dos dois clubes, decidiu ceder para o América o patrimônio do time extinto. Na mesma época, devido a desentendimento acontecido no Atlético Mineiro, os seus ex-presidentes, além de três de seus fundadores, se afastaram e pediram sua inscrição nos quadros do América.
Tal fato provocou mudança radical, pois os estatutos foram modificados para que o América se tornasse um time de adultos. O América decidiu substituir seus calções brancos por calções negros, em homenagem aos seus novos membros, permanecendo as cores verde e branco nas camisas.
As cores, apesar de permanecerem as mesmas nos dias atuais, passaram por alteração em um momento específico. Em 1933, por se oporem à profissionalização do clube, seus membros decidiram trocar as cores da camisa por vermelho e branco. Tal situação perdurou até 1943, quando o profissionalismo finalmente foi aceito.
O América se destaca por ser um dos mais importantes do seu estado e por ter ganho diversos prêmios ao longo de sua história. Como marco inicial, podemos citar a série de títulos conquistados em sequência — o decacampeonato, entre 1916 e 1925. Graças a eles, o América começou a escrever sua história no futebol mundial com a maior série de títulos adquiridos consecutivamente.
Em 1948, o clube conquistou o Campeonato Mineiro e o Torneio Quadrangular, que reunia outros gigantes como o Vasco da Gama, campeão sul-americano no mesmo ano; o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 1947. Esta conquista aconteceu quando da inauguração do Estádio da Alameda. Em 1957, conquistou a Tríplice Coroa, englobando os títulos juvenil, aspirante e profissional. Já em 1971, ganhou o Campeonato Estadual de forma invicta. Em 1993, conquistou o título estadual, mas o grande destaque dos anos 1990 foi a conquista do Campeonato Brasileiro (Série B).
Dentre as conquistas recentes, valem ser destacadas a Copa Sul-Minas, em 2000; o Campeonato Mineiro, em 2001; a Taça MG, em 2005; o Campeonato Mineiro Módulo II, em 2008; o Campeonato Brasileiro da Série C em 2009, a participação na Série B, em 2010, na Série A em 2011, além da conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Possui vasto patrimônio, destacando-se o Estádio Independência, a sede social e os centros de treinamentos Lanna Drumond e Santa Luzia.
Com a emissão do selo, os Correios homenageiam e divulgam a criação do América Futebol Clube, bem como a luta pelas suas conquistas, ao mesmo tempo em que registram sua importância no futebol brasileiro.
Afonso Celso Raso
Presidente de Honra do América Futebol Clube
Sobre o Selo
O selo divulga a logomarca do centenário do América Futebol Clube/MG, disposta ao centro, sobre o fundo verde, tendo, no canto superior direito, a representação de sua mascote, o coelho. Para ressaltar os detalhes em amarelo, inclusive o número 100, foi aplicada a cor em tons de dourado. Técnica utilizada: computação gráfica.

Código de comercialização: 852009224
Detalhes Técnicos

Edital nº 5
Arte: FAndré Rios / ACE
Processo de Impressão: Ofsete
Folha com 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: 1º Porte Carta Comercial
Tiragem: 300.000 selos
Área de desenho: 25mm x 35mm
Dimensões do selo: 30mm x 40mm
Picotagem: 12 x 11,5
Data de emissão: 30/04/2012
Local de lançamento: Belo Horizonte/MG
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2015.

Fonte: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2012/selos2012_05.cfm



  Centenário do América     Chuteiras     Jair Bala     Cau Oliveira     Liderança     ataque     Invíctos     Tradicional     Salto Alto     torcida     meio de campo     Jogadas     penalidades     Gol     Brasil     fair play     Meninas     espartanos     primeiro lance     Deca Campeão     mulher no futebol     Minas Gerais     Arbitragem     lance     Beleza     Feminino     tiro de meta     ÁRBITRO     Independência     jogo     América Mineiro     equipe     espírito esportivo     defesa     vitórias     zaga     Deca Amigos     Cláudia Oliveira     Deus Salve o América     Estádio     chuteiras     Cau     Coelhão     América     Futebol     América MG     Cacau Oliveira     centenário     Futebol de Minas     Goleada     partida de futebol     Coelho     goleiro     futebol mineiro     Decaamigos     Campeonato  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigada por visitar meu blog. Ele é um espaço seu também. Fico feliz por você deixar aqui sua opinião e sua sugestão.

Comente com os amigos sobre o blog. Vamos divulgar o América MG entre amigos e confrades.

Um abraço,

Cau Oliveira